História
- font size decrease font size increase font size
História do CRIB
Criação
O CRIB centro de Recuperação Infantil de Benavente foi criado em onze de janeiro de 1977 por iniciativa de uma comissão de pais de crianças com deficiência, com o objetivo de criar uma Escola que fosse simultaneamente espaço de acompanhamento técnico e espaço de desenvolvimento das suas capacidades.
Origem
“Sentido a necessidade de apoio para o seu filho com deficiência mental, a mãe, D. Maria Rosa França de Moura Silva, contactou a Segurança Social que ao ser conhecedora de outros casos idênticos, permitiu criar uma “Comissão de Arranque” com mais quatro mães que com ela partilhavam a mesma preocupação.
Esta comissão foi composta por:
Maria Rosa França de Moura Silva
José Maria Gaspar
Ana Maria Duarte Marramaque
Leonor Maria Mendes César
Laura de Moura Faria Pardal
Maria Eugénia David Ganhão Vieira
A onze de janeiro de 1977, esta Comissão constitui legalmente o CRIB_Centro de Recuperação Infantil de Benavente, por escritura pública.
Mais tarde, formou-se uma “Comissão Instaladora” e o CRIB abre finalmente as suas portas a um de outubro de 1980, já com quadro de pessoal selecionados e professores destacados para 26 alunos.
A vinte e um de fevereiro de 1981, reuniram-se em Assembleia Geral Ordinária os sócios do CRIB para proceder à eleição da primeira direção legalmente constituída.
Assembleia Geral
Presidente – Joaquim Cândido Mendes de Almeida
1º Secretário – António José Isidro Pedrosa
2º Secretário – Joaquim Eusébio Martins
Direção
Presidente – Maria Rosa França de Moura Silva
Secretário – Maria Teresa do Santos Barreiro Dias Almeida
Tesoureiro – Manuel Joaquim Vinhas Calhau
1º Suplente – Marina Neves Saldanha
2º Suplente – Maria Margarida Silva Sousa Coelho
3º Suplente – Joaquim de Moura Silva
Conselho Fiscal
Presidente - Arlindo da Silva Bernardo
Secretário – Cristiano Manuel Mota Côdea
1º Vogal Efetivo – José Maria Gaspar
2º Vogal Efetivo – Maria da Glória Pires Marques
1º Vogal Suplente – Domingos Manuel Marques Davis Pereira
2º Vogal Suplente – Luís Manuel da Silva Lourenço
De um de outubro de 1980 até quatorze de novembro de 1984 o CRIB funcionou nas instalações do antigo posto da GNR, tendo passado a funcionar, a partir de quinze de novembro de 1984 no edifício antigo Celeiro dos Arcos, adaptado para o efeito e cedido á instituição por contrato de comodato pela Companha das Lezírias, E.P. .
Nota:
“De referir que apesar de todo o trabalho efetuado para a fundação do CRIB, aquando da sua entrada em funcionamento com a Valência Educativa, o António Joaquim, filho de Maria Rosa França de Moura Silva, já não pode frequentar a instituição, porque legalmente já tinha ultrapassado a idade permitida para a sua frequência.”
Memórias
“Porquê o aparecimento de O DESPERTAR após oito anos de apoio pedagógico à criança deficiente?
O DESPERTAR surge em consequência dos contactos que temos vindo a manter com a comunidade.
Apercebemo-nos que, na sua maioria, as pessoas estão pouco informadas acerca do funcionamento da nossa Instituição, havendo, em alguns casos, um desconhecimento total da nossa existência.
Com o lançamento deste jornal, propomo-nos dar a conhecer às pessoas o nosso trabalho e abrir um diálogo entre o C.R.I.B. e a comunidade.”
In, 1º edição da Revista DESPERTAR