Plano Salute
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Programa de Promoção e Intervenção para a Saúde em Contextos Educativos
Plano SALUTE tem como principal finalidade a promoção da saúde e prevenção da doença, através do desenvolvimento de aptidões pessoais, sociais e adaptativa, contribuindo assim para a promoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e para o processo de integração escolar de crianças e jovens com necessidades de saúde e/ou educativas. Promoção de competências parentais que potenciem a prestação de cuidados de saúde psicossocial e, desenvolvimento de uma ação formativa, dirigida e especializada, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os agentes educativos.
A Ação assenta em três Eixos:
Intervenção em Grupos Estratégicos
Promoção e desenvolvimento de competências pessoais, sociais e adaptativas, através de Programas desenvolvidos em contexto de sala de aula, ou com grupos específicos:
Programa Toque de CHI – Programa desenvolvido por técnicos de Desporto e de Psicologia e que vai ao encontro do Programa Internacional de Combate à Agressividade, desenvolvendo valores humanos básicos relacionados com o respeito mutuo, a consciência de si e do outro.
Oferece-se como um modelo relacional entre pares, baseado no toque nutritivo, ensinando a diferença entre, tocar no outro de forma positiva e/ou tocar no outro de forma agressiva e desadequada.
A população-alvo direta deste Programa são todas as crianças do ensino pré-escolar, do Município de Benavente, alunos da sala estruturada da EB 2.3 João Fernandes Pratas, uma turma de 1.º ciclo da EB1 n.º 1 de Benavente e alunos da sala educativa do CRIB.
O Programa é desenvolvido em contexto de sala de aula, uma vez por semana, durante cerca de trinta minutos, com a colaboração da auxiliar e educadora de sala.
Programa Vasco & Rita – Programa desenvolvido por técnicos de Psicologia, que pretende contribuir para um saudável desenvolvimento global da criança, acompanhando/ complementando o programa de sala de aula. O Programa Vasco & Rita permite que de uma forma descontraída, mas não menos séria, se cresça emocionalmente valorizando a individualidade de cada um, promovendo a capacidade de autocontrole, o cumprimento de regras a capacidade de utilizar a linguagem para regular e gerir comportamentos.
A população-alvo direta deste Programa são todas as turmas de 1.º ano, do 1.º ciclo e turmas de Escolas de Intervenção Prioritária/Aldeias (turmas mistas) do Agrupamento de Escolas de Benavente, bem como, todas as turmas de 1.º ano, do 1.º ciclo e uma turma piloto de 2.º ano, do Agrupamento de Escolas de Samora Correia.
O Programa decorre uma vez por semana, em sessões de uma hora, em contexto de sala de aula e com o envolvimento do docente.
Numa perspetiva constante de articulação com a Escola, no Agrupamento de Benavente, o Programa Vasco & Rita, para além de integrar o Programa de Educação para a Saúde - PES, como acontece, também, no Agrupamento de Samora Correia, integra ainda, no presente ano letivo, o Plano Nacional Estratégico de Combate ao Insucesso Escolar (medida 3), pretendendo desta forma colaborar com a Escola para que se atinjam os objetivos definidos para a referida medida.
Programa Sentimetros - Crescer com os Sentidos (sala Snoezelen) - Programa de promoção e educação motora colocado em prática pelo técnico de desporto, com o apoio de técnicos de Psicologia.
Este Programa destina-se prioritariamente a crianças com Necessidades Educativas Especiais e crianças acompanhadas ao Nível da ELI de Benavente, podendo integrar crianças cuja necessidade não esteja ainda diagnosticada clinicamente, embora seja notória a sua necessidade.
Concretiza-se na prática com a realização de sessões semanais de cerca de uma hora, com numero limite de crianças por sessão.
Programa Brincar com os Sons – Programa de Prevenção e deteção precoce de alterações vocais, linguagem e fala, em crianças de pré-escolar. Incide na estimulação de pré-competências essenciais ao desenvolvimento da leitura e escrita.
Pretende minimizar comportamentos desadequados que se poderão repercutir mais tarde em alterações vocais graves que requerem intervenção terapêutica e/ou médica.
Estimula as crianças de forma lúdica e construtiva, dotando-as de competências que facilitarão o caminho a percorrer para atingir o sucesso escolar.
Concretiza-se em sessões semanais, em períodos de 30 a 40 minutos, com o grupo e Educadora de infância, ao longo de todo o ano letivo.
Programa Sons Terapêuticos – Programa que utiliza a música como processo de facilitação e promoção da comunicação, relação, aprendizagem, expressão e organização.
Promove a criatividade, contribui para uma maior concentração da atenção, ajuda no controlo dos movimentos e no relacionamento interpessoal.
Destina-se a crianças com alterações no desenvolvimento, referenciadas pela Equipa do Plano SALUTE, com intervenção prioritária no pré-escolar.
Concretiza-se em sessões semanais de 20 a 30 minutos, individuais, centradas nas necessidades de cada criança e de acordo com as suas preferências musicais.
Formação da Comunidade Educativa - “Conversas de Cartilha”
Um espaço de comunicação e de reflexão para os agentes que constituem um elemento central no desenvolvimento das crianças e jovens (docentes, não docentes e encarregados de educação), numa perspetiva de alargar os momentos de conversas informais, da sala dos Professores e dos atendimentos a pais, para um espaço e tempo determinados e com o objetivo de ampliar o conhecimento a partir da reflexão conjunta.
Conversas de Cartilha…com Pais – estes momentos têm como objetivo trabalhar a importância das figuras parentais no desenvolvimento dos filhos, partilhar experiências, emoções, expectativas e dúvidas, promovendo desta forma uma parentalidade positiva.
Estas sessões destinam-se a pais e encarregados de educação de alunos do J.I. e 1.º ciclo.
Para cada agrupamento de Escolas, são realizadas, em média, três sessões anuais, decorrendo uma por cada período letivo. Realizam-se em períodos pós-laborais, em horários a definir de acordo com a disponibilidade dos técnicos e sugestão dos pais. Os temas poderão variar entre Agrupamentos de acordo com a preferência dos interessados ou pedido específico efetuado pelo Agrupamento de Escolas.
Conversas de Cartilha…com Docentes – Estas sessões têm como principal objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes envolvidos. A pedido dos próprios as sessões centram-se essencialmente em técnicas de relaxamento e prevenção do stress.
As sessões destinam-se a Docentes dos Agrupamentos de Escolas e IPSS (cota de participação de 30%, para docentes das IPSS).
Para cada agrupamento de Escolas, são realizadas, em média, três sessões anuais, decorrendo uma por cada período letivo. Estas sessões realizam-se em período pós-laboral (18.30), mediante um numero limite de inscrições.
Ainda para docentes, existe uma formação específica – Master CHI - também enquadrada nas Conversas de Cartilha, mas dirigida apenas aos educadores de infância, por trabalharem com o Programa Toque de CHI. Nestas Sessões, que acontecem com uma periodicidade mensal, são trabalhadas técnicas de desenvolvimento pessoal e profissional, na área do relaxamento, meditação e promoção do toque positivo.
Conversas de Cartilha…com Assistentes Operacionais – Estas sessões têm como objetivo principal trabalhar a importância das relações interpessoais em contexto educativo, a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional, a promoção de ambientes saudáveis e a promoção da utilização das técnicas de relaxamento e prevenção do stress.
Destinam-se à comunidade não docente dos Agrupamentos de Escolas e IPSS (cota de participação de 30%, para docentes das IPSS).
Para cada agrupamento de Escolas, serão realizadas três sessões anuais, decorrendo uma por cada período letivo. Estas sessões realizam-se em período pós-laboral (18.30), mediante um numero limite de inscrições, sendo uma das sessões realizada em período não letivo, em horário laboral completo.
Conversas de Cartilha…com jovens – Estas sessões representaram ações pontuais que visam responder a pedidos de colaboração específicos por parte dos parceiros institucionais, trabalhando diferentes conteúdos mediante o pedido que é solicitado.
Destinam-se a jovens do 3.º ciclo ou ensino secundário, vocacionais e CEF dos Agrupamentos de Samora Correia e Benavente.
Intervenção Individual
Intervenção psicológica – o eixo da intervenção individual integra a avaliação e o acompanhamento psicológico a crianças e jovens (individual ou em grupo terapêutico), consultas terapêuticas a pais, intervenção na crise, consultoria a docentes, articulação e encaminhamento para outras especialidades e serviços da comunidade, entre outros.
Destinam-se a crianças de J.I e Primeiro ciclo, situações excecionais de transição para o 2.º ciclo e intervenção pontual na crise, em situações de 2.3 ciclo.
Terapia da Fala – visa avaliação, diagnóstico e intervenção nas perturbações da linguagem oral e escrita, potencializar a comunicação, minimizar as dificuldades de aprendizagem e encaminhar e articular com outros serviços (psicologia, consultas de especialidade, etc.)
Destina-se a crianças de J.I e 1.º ciclo de ambos os agrupamentos.
A intervenção em Terapia da Fala é realizada, essencialmente, através do apoio direto e individualizado com periodicidade semanal e com duração de 45 minutos em visita aos estabelecimentos de ensino dos Agrupamentos de Escolas de Benavente e Samora Correia. Após as sessões é feita articulação com a Professora titular de turma e relatado o trabalho realizado na sessão terapêutica.
No presente ano letivo, para além da intervenção individual, está ainda prevista uma intervenção direcionada para grupos, tendo em vista a promoção do desenvolvimento da literacia, destinada a 2 turmas de JI, por agrupamento, escolhidas pelo próprio Agrupamento, que tenham na sua composição crianças em fase de transição para o primeiro ciclo.
Intervenção em Rede
Nesta vertente de intervenção destacam-se quatro áreas de desenvolvimento de ação que se configuram num trabalho de articulação institucional local e regional, numa perspetiva de parcerias efetivas de promoção da rentabilidade e ajustamento de intervenção.
Intervenção na/para a comunidade educativa – triagem, discussão e encaminhamento de casos e articulação com diferentes serviços Escola/Comunidade. Participação em reuniões das Equipas multidisciplinares dos diferentes agrupamentos.
Parceria com Serviços de Saúde Mental – Triagem, discussão e encaminhamento de casos. Articulação com a consulta de Psicologia/Pediatria e Pedopsiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira e articulação com outros serviços locais de Psicologia (Junta de Freguesia e Unidade de Cuidados na Comunidade – UCC.
Participação em reuniões trimestrais na Pedopsiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira.
Parceria com ETAMC – KENPO – Projeto “Guerreiros do Arco-íris”, sinalização de crianças e jovens que se encontrem em situação de Risco ou Vulnerabilidade pessoal e Social.
Articulação com serviços da comunidade – com o objetivo de promover a proximidade e a rentabilização de recursos técnicos da comunidade, facilitar a comunicação entre serviços e a comunidade escolar, facilitando contactos e realizando encaminhamentos (CPCJ, Projeto Liga-te, ELI, Serviços de Ação Social da autarquia, RLIS…);