Intervenção Precoce na Infância
- font size decrease font size increase font size
A Intervenção Precoce do CRIB enquadra-se no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, através da celebração de um acordo de cooperação entre o CRIB e o Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social.
A sua atividade integra-se na Equipa Local de Intervenção (ELI) de Benavente que, com sede no Centro de Saúde de Benavente, é também constituída por profissionais do Ministério de Educação e do Ministério da Saúde.
1 - A quem se destina
Destina-se a crianças dos 0 aos 6 anos que apresentam risco grave no seu desenvolvimento ou incapacidade estabelecida.
2 - O que é a Intervenção Precoce
Considera-se a Intervenção Precoce na Infância como um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo acções de natureza preventiva e reabilitativa, designadamente no âmbito da educação, da saúde e da acção social. (Dec. Lei 281/2009).
Todos os serviços, apoios e recursos fornecidos visam dar resposta às necessidades de cada criança e sua família:
- Assegurar e reforçar o desenvolvimento pessoal da criança;
- Reforçar as competências da família;
- Promover a inclusão da família e da criança.
A Intervenção Precoce na Infância ocorre a 3 níveis:
- Criança – aquisição de competências adaptativas, que permitam potenciar a sua autonomia e autoestima e promover o reconhecimento da sua individualidade;
- Família – criar parcerias com as famílias, envolvendo-as ativamente no processo interventivo e contribuindo para o seu bem-estar;
- Social – facilitar a adaptação ao meio social, fornecendo estratégias e recursos à criança e à sua família que lhe permitam um integração positiva na sociedade e o acesso à igualdade de oportunidades.
A intervenção Precoce na Infância procura minimizar o impacto das adversidades biológicas e/ou ambientais no desenvolvimento da criança e proporcionar à família um estilo de vida equilibrado. (Aguiar, Ana Lúcia, 2015 “Guia sobre intervenção precoce na infância para profissionais de creche e jardim-de-infância”)
3 – Princípios chave da Intervenção Precoce
As crianças pequenas aprendem melhor através das experiências do dia-a-dia e nas interacções com pessoas e contextos que lhe são familiares.
O principal papel dos profissionais de Intervenção Precoce é o de apoiar e trabalhar com os membros da família e prestadores de cuidados (educadores, amas, etc).
As prioridades, necessidades e interesses da família são melhor atendidas por um profissional de Intervenção Precoce responsável de caso, o qual representa e recebe o apoio de uma equipa transdisciplinar.
4 - A Equipa
CRIB
- Ana Sofia Caniço – Psicóloga
- Andreia Nunes – Terapeuta da Fala
- Cláudia Silva – Terapeuta da Fala
- Inês Puga – Assistente Social
Agrupamento de Escolas de Benavente
- Ana Cristina Inácio - Docente
- Conceição Salvador – Docente
ACES Estuário do Tejo – Centro de Saúde de Benavente
- Ana Zita Bettencourt - Enfermeira
Câmara Municipal de Benavente
- Vera Silva - Socióloga
Como referenciar?
Através de ficha de referenciação própria enviada para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou para o Centro de Saúde de Benavente, Rua Joaquim Rodrigues Parracho, 2130-066 Benavente.
Quem pode referenciar?
- - Qualquer profissional dos serviços da comunidade (Saúde, IPSS´s, Ação Social, Educação)
- - Famílias.
Em que altura ?
Em qualquer altura do ano civil
Contatos
Coordenadora- Ana Zita Bettencourt
TLF: +[351] 263 517 771
TLF: +[351] 263 589 774